segunda-feira, janeiro 30, 2006

Um pouco de geografia

No Oceano Atlântico, a 1408 km de Lisboa e 3910 km de Nova York, nove ilhas de origem vulcânica constituem o arquipélago dos Açores: nome de uma ave de rapina existente no arquipélago quando de sua descoberta.
A população dos Açores é de 244.000 habitantes, assim divididos:
  • Santa Maria - 5.500
  • Flores - 4.000
  • Corvo - 400

São Miguel, onde estamos nesse momento, tem uma superfície de 759,41 m2 - 65 km de largura e 14 km de comprimento.

Ciceroneadas por Margarida, uma amiga nativa, percorremos quase todos esses quilômetros, e vimos coisas incríveis.

Já pela manhã do dia 28, mal chegamos e partimos com ela para conhecer algumas igrejas da ilha, mesmo antes de chegar ao hotel.

À tarde do mesmo dia, lá estava ela a postos para nos levar aos pontos turísticos da ilha. Começamos pela Lagoa do Fogo.

No dia seguinte, ontem, estivemos com ela o dia todo, visitando as furnas, que são impressionantes: craterinhas de vulcão espalhadas por toda uma região. Algumas com muito calor seco e outras com água fervente. São usadas para cozinhar.

Depois almoçamos o cozido que é preparado nessas caldeiras. À noite, estivemos na casa dela para um queijo e vinho, e hoje logo cedo ela nos levou para ver umas lagoas em Sete Cidades, mas a neblina nos impediu de vê-las. Almoçamos juntas e há pouco ela nos deixou no centro da cidade.

Charlotte está se divertindo muito. Vejam um click dela hoje pela manhã em Feteiras, uma freguesia da ilha:

Nossa estada por aqui foi ótima e, além do mais, nos livramos do frio do continente: nevou em quase todas as regiões, inclusive no Algarve, onde estaríamos se não tivéssemos mudado de plano.