quarta-feira, junho 18, 2008

Tá na mídia

francisco forró y frevo está na mídia.
Jornais, revistas, blog, bate-papo, entrevista... um punhado de gente está comentando e conhecendo o novo trabalho do Chico.
Fiz um apanhado de tudo o que rolou por aí e chegou às minhas mãos, aos meus olhos, aos meus ouvidos... e reparto com você que veio me visitar aqui. Cada título é um link. Divirta-se!

  • César busca o diálogo
    Por Pedro Alexandre Sanches
    Carta Capital
    30/05/2008
    Pra completar, vai aí a matéria escaneada, com foto e tudo.

  • Nordestino y contemporâneo
    Por Luciano Almeida Filho
    O Povo (Fortaleza CE)
    04/06/2008
  • Chico César investe no forró e frevo em novo CD
    Agência Estado
    A Tarde (Salvador BA)
    04/06/2008
  • Chico César lança o álbum 'Francisco, Forró y Frevo'
    Por Livia Deodato
    O Estado de São Paulo(São Paulo SP)
    04/06/2008
  • Bate papo UOL
    04/06/2008
  • Chico César parte para o forró eletrônico
    Por Donizeti Costa
    Diário de São Paulo
    05/06/2008
    Como a matéria não está disponível on-line, aí vai ela. Nem dá pra ler, mas dá pra provar que ela existe. E quem ficar muito curioso pode pedir que eu mando o arquivo em tamanho maior, por e-mail.

  • Chico César e os ritmos da folia
    Por Livia Deodato
    O Estado de São Paulo (São Paulo)
    05/06/2008
    Embora tenha sido publicada em dia diferente e sob outro título, essa matéria tem o mesmo teor da anterior: Chico César lança o álbum 'Francisco, Forró y Frevo'.
  • Chico César lança CD de frevo e forró inspirado em carnavais e festas juninas nordestinas e latino-americanas
    Por Christina Fuscaldo
    O Globo (Rio de Janeiro RJ)
    05/06/2008
  • Arrasta-pé - Convite ao baile
    Por Ailton Magioli
    Uai – (Belo Horizonte MG)
    09/06/2008
  • Nordestino do mundo
    Entrevista a Henrique Nunes
    Diário do Nordeste (Fortaleza CE)
    10/06/2008
  • Alegria, sexo e transgressão na voz de Chico César
    Por Leonardo Lichote
    O Globo (Rio de Janeiro)
    10/06/2008
    • E como na grande Globo nem tudo é de graça, essa matéria sumiu para os simples mortais, que não assinam a "poderosa". Mas aqui está ela:

      Em seu novo CD, compositor encontra caminho original e popular entre sintetizadores e sanfonas

      Leonardo Lichote

      Após as cinzas de seu CD anterior, o tristonho "De uns tempos pra cá", Chico César lança o carnavalesco "Francisco forró y frevo" (EMI). Carnavalesco em várias frentes: na alegria com que abraça todos os temas, de computadores a intolerância; na energia sexual que explode em versos como "A vida tirou a calcinha pra mim"; na transgressão que exala do encontro de instrumentos tradicionais nordestinos com timbres eletrônicos. Alegria, sexo, transgressão - carnaval, enfim.
      Como conceito, o encontro da tradição nordestina com o pop não é novo. No CD, portanto, ele é trangressor da única forma possível hoje - na originalidade de sua execução. Graças, em boa parte, a ótimos músicos, além de Bid e Mario Caldato Jr. - o primeiro como produtor e piloto de sintetizadores, o outro na mixagem.
      Letras reafirmam a força popular do CD.
      O resultado é um disco, sobretudo, de bons frevos e forrós, onde timbres "estrangeiros" (sejam eles scratches, theremins, guitarras ou craviolas) adicionam frescor às canções no diálogo que travam com zabumba e sanfona - instrumento que, não por acaso, é o eixo central dos arranjos.
      "Eletrônica" aborda o formato sonoro do CD em versos como "Máquina não imagina/ Máquina maquina" e "Música eletrônica/ Sem energia não dá". Dialoga com "Cérebro eletrônico", de Gilberto Gil, e "Computadores fazem arte", gravada por Chico Science. Nas outras, porém, em vez de máquinas, Chico canta flores ("Girassol"), amores ("Feriado", "Dentro"), memória ("Ociosa") e carnaval ("Pelado", "Humanequim").
      As letras reafirmam a força popular do CD. Versos como "Me abrace bem rente" são herança de velhos forrozeiros e frevadores. Um legado que aparece mesmo quando denuncia a violência contra homossexuais ("Abaeté, abaiacu e namorado") ou o alto preço dos abadás do carnaval baiano ("Pelado"). Referências de Chico aparecem nas canções-homenagens - as menos inspiradas do CD. "Armando" é para o guitarrista Armandinho, que toca em "Pelado", num encontro de sair faísca com a Spock Frevo Orquestra.
      "Zabé" é Zabé da Loca, mestra do pífano que morou 25 anos numa caverna. Outros ganham reverências como convidados, como a lenda do frevo Claudionor Germano, que canta "Marcha da cueca" (única que não é inédita). E Dominguinhos, na voz e na sanfona, ressaltando a beleza de "Deus me proteja".
      Seu Jorge também é convidado, mas de outro tipo. Pontuando com a voz grave o xote malicioso e amoroso "Dentro", ele é, em vez de mestre, cúmplice de Chico em seu carnaval. Assim como outros presentes, entre eles o guitarrista Fernando Catatau e os citados Bid e Spok.
      Artistas que têm uma relação com o passado - e, conseqüentemente, com o futuro - que Chico amarra com poesia em "Ociosa": "Um cão sem dono na coleira desenhado/ Uiva pro gado de outra encarnação/ Ai, coisa ociosa coisa/ Sou eu o gado, o uivo ou o cão.

    • CDs
      Por Luiz Fernando Vianna
      Folha de São Paulo (São Paulo SP)
      13/06/2008
    • Olha aí, mais um "grande" que barra os que não são assinantes!

      Mas o pequeno texto está aí:

      MPB
      Francisco Forró y Frevo
      CHICO CÉSAR
      Gravadora: Chita/EMI;
      Quanto: R$ 28, em média;
      Avaliação: regular
      Assumindo a divisão que está no título, os forrós ganham dos frevos no novo CD de Chico César. Entre os primeiros, "Comer na Mão", "Deus Me Proteja" e "Ociosa" são bons representantes, enquanto nada brilha entre os segundos. Na verdade, os sintetizadores e scratches de BiD pouco acrescentam às tentativas de César de dar novas roupagens a gêneros tradicionais. Ele já provou que é bem melhor como autor de canções "simples" do que como candidato a alquimista -sonoro, poético ou vocal.
      POR QUE OUVIR: "Pelado" é um divertido manifesto contra a privatização do Carnaval popular, bem complementado pelo humor de "Marcha da Calcinha" e "Marcha da Cueca".
      (LFV)

    • Com BiD, Chico faz folia moderna e espirituosa
      Notas musicais
      Blog de Mauro Ferreira
      13/06/2008
    • Chico César acerta ao convocar o produtor BiD para incrementar sua festa junina
      Por Mauro Ferreira
      Revista Istoé Gente
      Edição 458 – 16/06/2008

      • E mais:

        Chico deu entrevista no dia 17/06/2008 no programa Radar Cultura, da Rádio Cultura AM.
        Eu ouvi, participei e gravei uma tosca reprodução da conversa. Quem quiser ter idéia do que foi dito pode baixar o arquivo no rapidshare. Eis o link: Radar Cultura

    2 comentários:

    1. Eita blog profissa!!! Tem até clipping com as notícias do lançamento... Bacaninha. Parabéns. Agora é so avisar quando tiver espetáculo em Sampa.

      ResponderExcluir
    2. Maneiro o blog, vou ler com calma as matérias, vc é fuçadeira mesmo, hein? Será q vai demorar mto p/ ele vir a Bsb???
      Bjos
      Juliana

      P.S. Legais os jornais scaneados.

      P.S2. Hj tem show na tv do Targino às 19h30 no TVE Brasil.

      ResponderExcluir