quarta-feira, julho 02, 2008

Mais FFF

Aí estão mais duas matérias sobre o novo CD do Chico:
A primeira foi enviada por Leca e a segunda postada por Jorginho no orkut.
Fábio, da Passadisco - loja de música brasileira, que tem o melhor acervo da autêntica música pernambucana - também escreveu seu comentário, que tomo a liberdade de reproduzir aqui sem nem mesmo pedir sua autorização:
FFF
O Novo CD de Chico César é maravilhoso
Chico César lançou recentemente o ótimo "Francisco Forró y Frevo"... são 14 faixas inéditas inspiradas nos dois maiores ritmos nordestino.
O Cd começa com "Girassol" de Chico, com citação de "Me Dê Flores" de Zeca Baleiro... participações de Fernando Catatau (da banda Cidadão Instigado) e Xisto Medeiros (do Quinteto da Paraíba), depois vem o forrozinho "Feriado", que Chico já vinha tocando nos shows...
Depois vem o ótimo medley "Marcha da Calcinha" (Chico/Pedro Osmar)/"Marcha da Cueca" (Carlos Mendes/Livardo Alves/Celso Teixeira), com participação especial de Claudionor Germano... que fez muito sucesso nos anos 70.
"Eu mato, eu mato
quem roubou minha cueca
pra fazer pano de prato..."
De volta ao arrasta-pé vem a saborosa "Comer Na Mão", com o auxílio luxuoso da sanfona de Toninho Ferragutti.
"A regra diz pra comer na mesa
mas gostoso com certeza
é comer na mão..."
Em seguida vem o frevo "Humanequim", repleto de metais... e o xote/reggae "Dentro", com a participação de Seu Jorge, com um balanço irresistível, lembrando as letras de Arnaldo Antunes.
Depois vem o forró "Abaeté, Abaicu e Namorado" e a dolente "Deus Me Proteja", que conta com as presenças do mestre Dominguinhos (sanfona e voz) e os benditos de Dona Etelvina Boágua e novamente a sonfona de Ferragutti...
"Deus me proteja de mim
e da maldade de gente boa
da bondade de gente ruim
(...)
Bom mesmo é ter sexto sentido
sair distraído e espalhar bem-querer..."
Em homenagem a Armandinho, vem o frevo elétrico "Armando" e continuando nas homenagens vem a ótima "Zabé", em homenagem a dona Zabé da Loca, uma tocadora de pífanos do sertão paraibano...
E continuando no frevo vem "Solto na Buraqueira", com uma metaleira arretada... um frevo em homenagem à Paraíba:
"Menino, isso é muito bom
menina, isso é bom demais
nas ruas da Paraíba
frevando com todo gás..."
E de volta ao forró, vem o xote saudosista "Ociosa":
"Polaróides, onde pô-las agoras
e as imagens são quase imaginação
ai, coisas ociosas coisas
pedem de volta o que não mais, me dão..."
"Eletrônica", com os vocais de Lica Cecato (japonês/italiano) e Data Kehr (alemão)... falando da música eletrônica/orgânica:
"Máquina não imagina
Máquina maquina.
Música eletrônica
sem energia não dá
aí, meu senhor
eu trago um motor de Salvador
boto pra tocar
(...)
Se é pra caçoar
eu pego um ganzá
em Itamaracá
boto pra tocar
(...)
Aí, meu senhor
pisou no meu pé
eu trago um trupé
lá de Catolé
boto pra tocar..."
Fechando em grande estilo vem o frevo "Pelado" com as participações especiais de Armandinho e Spok Frevo Orquestra... uma fusão/confusão de Bahia & Pernambuco.

No fim de semana passado teve show de lançamento do FFF aqui em Sampa.
Ana fez fotos : Fotos

2 comentários:

  1. Que festa na choperia do Sesc!! foi tão bom que até dei uma dançadinha!! pro Jão fazer isso quer dizer que foi uma festança e tanto!!!
    bejãodojão

    ResponderExcluir
  2. Carmenzona!! Eu tambem escrevi sobre o cd... Passa lá no blog. O cd ta massa. Merece toda divulgação possivel. Beijos. Aline

    ResponderExcluir