segunda-feira, setembro 27, 2010

Passeando por São Paulo

Fico sempre indecisa quando tenho que mostrar São Paulo para alguém que vem de fora. Justo eu, que nasci e sempre morei aqui e que adoro a cidade.
Mas na hora de decidir o que mostrar... empaco!
Foi daí que na semana passada recebemos a visita da Rosângela Darwich, de quem alguns já ouviram falar, uma vez que sempre cito seus belos versos aqui e acolá.
E pra quem quiser mais poemas dela, tem aqui!
Rosângela vem de Belém/PA e conhece pouco de São Paulo.
O tempo era pouco e tinha que render.
Comecei pesquisando na net. Encontrei uma listinha esperta de coisinhas pra fazer na cidade.
Compartilhei no Twitter: meu achado e minhas dúvidas. Prontamente a Flávia me deu um monte de boas sugestões, entre elas pastel de feira!!!!!!!
Gente, é verdade, pastel de feira é uma instituição paulistana das mais gostosas e eu nunca tinha pensado nisso.
Mais uma pesquisa na net me levou a descobrir que exatamente naquela quarta-feira era possível experimentar o Pastel da Maria, 1º lugar no Campeonato de Pastel de Feira de 2009 e 2º lugar no de 2010. E lá fomos nós pra feira da Rua Cayowaá. Foi um sucesso!
E mais: Museu da Lingua Portuguesa pra ver Fernando Pessoa e a Praça da Língua, minha favorita! Ainda não viu? Vai ver!
Pra terminar, uma passadinha rápida na Pinacoteca.
Foi um dia e tanto!
O segundo round foi hoje, no centrão.
Depois de um passeio pela Barão de Itapetininga e Viaduto do Chá, fomos até o Ed. Altino Arantes, o prédio do antigo Banespa. Confesso, eu só tinha subido à torre uma vez, há tanto tempo que nem me lembrava mais.
É fácil e grátis! É chegar na recepção, apresentar documento, posar pra uma fotinho e esperar na fila o momento da subida. 
Dois elevadores e três lances de escada depois, você dá de cara com a cidade inteira.
Dá pra ter uma ideia aí, nessa foto da Ana. Pena que o dia estava nublado!
Mais pena ainda é que se pode ficar apenas 5 minutos, contados no relógio, lá em cima. Quando você começa a ver os detalhes da cidade, é gentilmente convidado a descer.
Fala sério!
Deixo aqui meu protesto e conto com o de cada leitor desse post.
QUEREMOS FICAR MAIS TEMPO CONTEMPLANDO A CIDADE DO ALTO!!!!!
E como o dia era de alturas e vistas, fomos almoçar no Lia do Jockei Club da Rua Boa Vista, ainda no centro. Comida boa e vista de parte da cidade.
Pra terminar, fomos ao Mosteiro de São Bento. Saímos de lá com algumas delícias produzidas pelos monges. Hum... 
Tá vendo como tem coisa pra fazer em São Paulo?

9 comentários:

  1. Muito legal o passeio! Vou dar as dicas pra um gringo que vai esta semana prai! :)

    ResponderExcluir
  2. Puxa, só cinco minutinhos? Muito pouco para ver tudo.
    Eu já fiz alguns passeios com gringos por SP, e a gente acaba vendo pela ótica deles, é muito interessante.
    Acho que da próxima vez que eu for, vou dar uma de gringa. Bora???

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, meninas!
    Marcie, venha "fantasiada" de gringa, sim. Agora que virei guia turística paulistana tudo fica mais fácil. Prometo incluir almocinhos com arroz+feijão+couve nos tours.

    ResponderExcluir
  4. São Paulo tem realmente uma infinidade de coisas pra fazer. Do museus e parques às feiras de rua e botecos da esquina. Fico apaixonada cada vez que vou aí. Cidade realmente fantástica!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Sampa tem muita coisa bacana, as vezes a gente passa do lado e nem percebe. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Carmem,
    Vou fazer uns passeios turísticos por São Paulo também. Esta cidade tem muito para ser visto. Engrosso o coro: Mais tempo no topo do Banespa. Uma perguntinha: ainda existe um jardim lá em cima?

    ResponderExcluir
  7. Jardim... não tem não. Será que um dia teve?
    Você não está confundindo com o prédio que fica no Viaduto do Chá, onde hoje funciona a Prefeitura? Ali sim tem um jardim suspenso.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carmencita! :)

    Qnd alguém vem passar uns dias em Sampa, sempre faço questão de levar ao Centrão:

    Liberdade, Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento (com uma possível parada no Café Girondino), Mercadão Municipal (para um pastel, sanduíche de mortadela ou frutas).

    Não pode faltar tb uma passada pelo Teatro Municipal, uma caminhada pela República e talvez uma parada para fotos no Anhangabaú.

    Pela região da Luz, que tal um pulo no Museu da Língua Portuguesa e outro na Pinacoteca?

    Mas n pára por aí! Tem o Museu dos Imigrantes, da Independência, o Ibirapuera, uma caminhada longa pela Paulista.

    Eita, tem coisa pra fazer! :D

    Achei bacana a seleção dos lugares que você fez, Carmencita. Eu gosto de mostrar muito o Centrão, como disse. A gente sempre mostra a cidade por um viés afetivo no fim das contas! :D

    Beijocas,

    Jana.eptomn

    ResponderExcluir
  9. Jana,
    Você tem razão! Como tem coisas pra fazer nessa cidade, né?
    Minha visitante tinha pouco tempo, mas acho que aproveitamos bem. Além do que contei no post, ainda sassaricamos pela Paulista, fomos à Catedral Ortodoxa e ao Centro Cultural São Paulo. E demos uma voltinha na Vila Madalena...
    O que falta é a gente conhecer bem os lugares pra poder indicar e escolher quando a visita chega.
    Vou me dedicar a isso...
    Beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir