terça-feira, dezembro 07, 2010

Porto Seguro invadida

Já estive em Porto Seguro muitas vezes. A última faz uns 12 anos e foi muito rápida. Só de passagem, mesmo. Mas deu pra ver que estava bem diferente daquela cidade que eu conheci no início dos anos 80. O que eu não suspeitava era que havia sido invadida. 
Pois agora aqui estou, em meio a uma invasão de ônibus amarelo-e-azuis que carregam hordas de turistas pra todo canto da cidade. Impossível olhar pra qualquer lado e não ver uns dois ou três desses invasores.
Assim, encontrar lugares onde ainda se possa curtir mar verdinho com um mínimo de paz, sem enfrentar barracas de praia com aulas de dança e axé rolando nas alturas, tornou-se uma tarefa árdua, mas não impossível. Encontramos duas, nos dois dias em que aqui estivemos: a Jamaican Beach, onde se ouve um reggae quase agradável e a Estrela do Mar, onde a música brasileira é a principal estrela. Em ambas o som fica num volume bem razoável e as comidinhas são boas, mas não inesquecíveis.
E a famosa Passarela do Álcool? Ai, ai... virou um mercado coalhado de barraquinhas que vendem de um tudo, a preços pra lá de módicos. 
Como Ana não conhecia a cidade, planejamos dois dias por aqui. Escolhemos um hotel que ficasse próximo do centro histórico e do centro comercial pra facilitar as coisas. E como já queríamos começar a verdejar os olhos com a vista do mar, o único que encontramos que atendia aos requisitos citados foi o Shalimar, da rede Best Western.
Se gostamos? Bem, digo os prós e os contras e vocês avaliam o grau de satisfação, tá?
  • Localização - logo ao pé da escadaria que leva ao centro histórico e a distância caminhável do centro comercial.
  • Posição do quarto - andar térreo, de frente pro mar, com uma avenida de duas pistas entre a varanda e o mar.
  • Café da manhã - nenhum item típico.
  • Piscinas - uma com hidromassagem, pequena e sempre cheia; uma grande com cortina d'água e 1,5m de profundidade e uma infantil. Todas encravadas num piso altamente escorregadio.
  • Lençóis - 50% algodão 50% poliester.
  • Amenities - medíocres.
  • Recepção - educada.
  • Rede wi-fi - rapidinha e grátis.
  • Infraestrutura - boa, mas falta um tiquinho de capricho na limpeza e na conservação.

É isso! 
E na recepção um cavalete com uma baita programação da invasora!
Resumindo, a cidade incorporou um padrão superficial, voltado mais para impressionar o turista do que para recebê-lo com a hospitalidade e a simplicidade de 30 anos atrás. Pena!
Vista do alto, porém, Porto Seguro continua linda! Olha só... 
Amanhã partiremos para Santo André, em busca de aventuras mais instigantes.
Stay tuned!

7 comentários:

  1. Carmem, eu estive lá há quase dez anos, no top do axé(que não é meu genero favorito, mas tá na chuva é pra se molhar!) e fui esperando exatamente o que encontrei... sabia das barracas de axé, das festas sem parar e dos lugares lotados de turistas. Como não conhecia de antes e fui já "preparada" não me decepcionei. Não é um destino que eu morro de vontade de voltar, até porque fiquei um pouco mais "exigente" desde então, mas posso dizer que me diverti muito. :)

    ResponderExcluir
  2. Você disse a palavra certa, Claudia: exigente!
    É isso aí.

    ResponderExcluir
  3. Acho tão triste, isso. A gente volta para um lugar com uma expectativa, com uma experiência anterior que nos guia, e se depara com uma realidade totalmente alterada.
    Mas aproveite suas férias assim mesmo, viu?!

    ResponderExcluir
  4. Pois é.. PSeguro virou o destino oficial da farofagem praiana.
    Coroa Vermelha ´, o lado esquerdo era a única usável a uns anos atrás.
    Lençóis 50%/50% a gente chama de padrão-motel , ejetam a gente da cama rapidinho , hehehe !

    ResponderExcluir
  5. Ainda pra Claudia: eu sabia das barracas de axé, festas, turistas... O que me deixou chocada foi a descaracterização do lugar.
    ***
    Marcie, pódexá, estamos aproveitando muitíssimo as férias.
    ***
    Sylvia, adorei sua definição pro lençol 50%/50%. É isso mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Caquinha,
    que pena: Porto Seguro com farofa... Pensando em ir até lá, em Março ou Abril, seus comentários vieram a calhar.
    A foto "luz e sombra" compensou tudo.
    Bjs e boas férias
    Claudio

    ResponderExcluir
  7. Oi Carmem,
    Agora que vi que meu comentário anterior se perdeu.
    Estive em Porto Seguro em 1988, quando era um lugar tranquilo.Tenho boas recordações. Não me atrevo a voltar, com a muvuca de agora.
    Estou acompanhando e curtindo sua viagem. Aproveite muito. Bjs

    ResponderExcluir