sexta-feira, dezembro 10, 2010

Santo André - um paraíso ao seu alcance

Em Santo André o melhor que se tem pra fazer é contemplar o mar...
... ou o rio.
Depois do susto em Porto Seguro eu não podia acreditar que ali tão pertinho poderia encontrar tanta tranquilidade.
Quem diria que, apenas atravessando o rio, haveria um lugar tão sossegado como a Vila de Santo André?
Foi fácil chegar. 
Saindo de Porto Seguro na direção norte, chegamos a Santa Cruz Cabrália 23 km depois. 
Em Santa Cruz, pegamos a balsa que faz a travessia do Rio João de Tiba. Coisa rapidinha, uns 10 minutos, se tanto. Depois, uns 3,5 km num ônibus urbano e pronto. Com uma pequena caminhada estávamos na Pousada Victor Hugo, bem na beirinha do mar.
Logo na chegada, um sobressalto: um resort com a bandeira dos amarelo-e-azul, bem do lado da nossa pousada. Dava até pra ouvir o burburinho na piscina. Mas passou logo e não voltou a incomodar, milagrosamente!
A vila é simples e tranquila, encravada entre o mar e o rio.
Não há um centro, uma praça da matriz, nada disso.
Ao longo da estradinha de terra que corta a vila estão pousadas, restaurantes, um ou outro comércio, duas escolas, uma igreja católica e outra protestante, campo de futebol e as casas dos moradores. Tudo florido, cercadinho com mourões de madeira, uma graça.
Cada pessoa com quem topamos pelas poucas ruas daqui vai logo dizendo bom dia, boa tarde, boa noite...
Ficamos aqui quatro dias, fazendo sabe o quê? Nada...
Passamos os dias na pousada, escutando o barulho das ondas, passeando pela praia, navegando na internet debaixo do quiosque, tomando caipirinha, cerveja e água, comendo coisinhas gostosas e ouvindo o canto dos pássaros.
E por falar em pássaros, há muitos e de diferentes espécies por aqui. Ana dedicou-se a fotografá-los. Olha só o resultado! Todos clicados  aqui mesmo, na pousada.
Nos fins de tarde, saímos pra caminhar pela vila. Jantar em algum lugar bonitinho. Nosso predileto ficou sendo o restaurante El Floridita à beira rio, indicação da Flavia. Lá vimos o pôr-do-sol, tomamos mojitos e comemos camarões enormes e deliciosos num ambiente pra lá de acolhedor.
Hoje fomos comer uma pizza com uma moradora ilustre: Lea Penteado. Ela mora na vila há algum tempo. Nos "conhecíamos" pelo Twitter e blog, temos amigos tuiteiros em comum e agora nos conhecemos também ao vivo.
Lea nos levou também pra conhecer a CasaPraia, um restaurante e guesthouse à beira mar de babar.
De Santo André levamos fotos e boas lembranças.
Um dia voltaremos. Afinal não é tão difícil chegar a esse paraíso!

Um comentário:

  1. Voce me fez pegar um album antigo, daquele de fotos impressas para verificar se era o mesmo lugar. Tenho uma foto na foz do rio São João de Tiba, num bate e volta de Porto Seguro ha mais de 20 anos. No lugar só tinha um camping, (deve ser aquele citado no blog da Lea Penteado),onde fizemos um lanche. To começando a me animar para voltar para estas bandas. Passando direto por Porto Seguro, é claro. Não preciso nem falar para curtir muito. Abraços

    ResponderExcluir