segunda-feira, janeiro 03, 2011

Comendo na chuva

E choveu, choveu, choveu...
Desde que pusemos nossos pezinhos no aeroporto de Vitória até bem perto da meia-noite do último dia de 2010, não parou de chover.
Não  parou é maneira de dizer... Teve um ou outro momentinho sem chuva, que aproveitamos pra dar umas voltinhas pelos monumentos históricos da cidade e pelas praias de Guarapari.
Mas comer... é de lei! Faça chuva ou faça sol.
Então comemos, muito!
Nos fartamos de moquecas capixabas, especialmente as moquequinhas de banana. Uma perdição! 
Na primeira noite, seduzidas pela menção ao Prato da Boa Lembrança, jantamos no Papaguth. Não achamos lá essas coisas, não. A comida era apenas razoável e o lugar, que tinha tudo pra ser lindo, merecia um pouco mais de atenção. Eu não posso com lugares à beira mar que têm vidros e que não os conservam  impecáveis no quesito limpeza... Chata eu, né?
No mesmo espaço do Papaguth fica o Deboni's. Mais simples e descontraído, com uma boa moqueca. Almoçamos lá no último dia do ano, justo num momento em em a chuva deu uma treguazinha.
Por recomendação de nossa amiga Juliana, fomos ao Pirão, onde servem a melhor moqueca da cidade, além dessa  linda tortinha capixaba que Ana fotografou para o deleite de todos:
Experimentamos a tortinha e demos conta das deliciosas moquecas de peixe e de banana. Ufa!
No dia em que fomos a Guarapari, tivemos a sorte de pegar uns momentinhos de sol entre uma chuvinha e outra. Andamos pelas praias de lá e fomos até Meaípe, em busca do Curuca, restaurante famoso do lugar. Achamos o lugar cheio, escuro e quente. Pedimos pra ligarem o ventilador que ficava ao lado da nossa mesa. Disseram que sim, mas não ligaram. Esperamos um pouco pelo atendimento e pelo ventilador ligado. Nem um, nem outro. Nos levantamos e saímos.
Logo adiante encontramos o Gaeta, claro e arejado. Entramos. Pedimos um risoto de camarão, pra descansar da moqueca... Mas não dispensamos a moquequinha de banana, que acompanha todos os pratos frutos do mar do restaurante.
Risoto de camarão do Gaeta
O Gaeta foi o nosso preferido. Comida boa - a melhor que comemos nessa temporada - ambiente agradável e serviço gentil. Precisa mais?
Pizza? Comemos também!
Na noite do dia 30, debaixo de chuva, encontramos Fred e Tiago para uma mini conVnVenção (encontro entre seguidores do blog Viaje na Viagem) na Pizzaria La Vitória.
Olha nós aí:
O Tiago conta tudinho sobre esse encontro nesse post aqui.
Para a ceia de ano novo, preparamos uma mesa com os itens que coletamos nas salas vip, alguns docinhos que compramos em Meaípe, comprinhas que fizemos no Carrefour na tarde do dia 30 e uma champanhe que trouxemos de casa. Ficou linda... e apetitosa.
Mas poderia ter ficado ainda mais atraente se já tivéssemos conhecido antes a padaria Monte Líbano  da Av. Rio Branco - outra dica do Tiago.
Brindamos, comemos e saímos pra ver a queima de fogos na praia.
Nessa noite, a chuva parou e não voltou mais. Ô sorte!
Mas nós continuamos comendo.
Na Monte Líbano compramos coisinhas para a nossa primeira refeição de 2011, que comemos no hotel enquanto Dilma tomava posse na Presidência da República. E voltamos mais tarde pro buffet.
Comemos muito bem no Família Spetacollo, no Mercado do Horto.
Nos empanturramos com a comida gordurosa do Sombra da Serra, na estrada para Domingos Martins, na serra capixaba.
A saideira foi na esquina de casa, no Saidera , com muitos garotinhos e anéis de cebola com molho de mostarda e mel, uma delícia. Mas o serviço... grau 4 na escala do PAC criada pelo Tiago.

E isso foi tudo...
Ah, sim!  Também teve sorvetes Garoto - que não conhecíamos - e café da manhã no hotel todos os dias...
Se a balança lá de casa disser que engordamos, será pura ranzinzice da parte dela!

4 comentários:

  1. Acompanhei com grande ansiedade a saga de vocês e espero, de coração, que tenham gostado da minha terrinha, apesar da chuva...
    Foi uma honra tê-las conhecido pessoalmente e muito prazeroso ver o "Rotas" citado por aqui. Que bom que gostaram da Monte Líbano e que sofreram pouco com o PAC!
    Certamente nos encontraremos outras vezes nas ConVnVenções da vida! rs

    ResponderExcluir
  2. Achei tudjibom!! Continuem aproveitando bastante - e achando tempinho para nos contar, claro!

    ResponderExcluir
  3. Deixemos as ranhetices pra lá, o passeio gastronomico é fundamental! AMO (e a balança concorda). hehe

    ResponderExcluir
  4. Ow baby!
    Me deu até um remolixo no estômago depois de ler esse post.
    Quanta comida!

    ResponderExcluir