domingo, janeiro 02, 2011

Qualquer curiosidade, é só perguntar!

Vista da Igreja do Rosário, em Vitória.
E como só chovia na capital capixaba, aproveitamos pra conhecer os monumentos históricos da cidade.
Eu já tinha lido no blog do Tiago os posts sobre os monumentos e já sabia do Projeto Visitar. Daí foi só constatar que a coisa funciona.
Os monitores são simpáticos, alguns mais desenvoltos, outros mais tímidos. Todos eles devem ter aprendido na primeira aula de monitoria que deveriam receber os visitantes com uma frase de boas-vindas. Assim, em cada um dos monumentos onde entramos, a primeira coisa que ouvimos foi: "Fiquem à vontade. Qualquer curiosidade é só perguntar."
Alternando momentos de chuva e estiagem conseguimos visitar os principais monumentos. Só ficou faltando o Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo.  Voltamos no primeiro dia do ano pra suprir essa falha e acabamos protagonizando uma história engraçada que já contei nesse post.
No dia seguinte, domingo, voltamos novamente, mas o palácio estava fechado para visitação e só abriria na terça-feira seguinte: o dia da nossa partida.
Embora não fosse uma curiosidade nossa, os monitores do Projeto Visitar nos contaram que Vitória era antes só a cidade alta. Todo o resto era mar. As belas escadarias que hoje vão até a parte baixa da cidade, antes levavam ao mar.
Escadaria Maria Ortiz
Falando das escadarias, uma delas nos chamou a atenção pela sua história. Maria Ortiz teria sido uma jovem que pelos idos do ano de 1625, impediu a entrada de invasores holandeses jogando água quente, pedras e brasas num estreito caminho que dava acesso à cidade alta. Mais de 200 anos depois, a ladeira recebeu o nome da heroína. Naquele local foi construída uma escadaria que foi inaugurada em 1924.
Soubemos ainda pelos monitores do Visitar que, com o tempo, a cidade tomou espaço ao mar. Tudo foi aterrado. Prédios, casas e outras construções foram surgindo, tirando das velhas igrejas a bela vista do mar.
Será que precisava?
A foto que encabeça esse post foi tirada da porta principal da igreja do Rosário.
De onde antes se tinha uma bela visão das águas, hoje só se vêem prédios...
Eu acho triste!

Um comentário:

  1. O Projeto Visitar é uma iniciativa muito boa mesmo, Carmem!
    E a desconstrução do espaço urbano no centro de Vitória foi realmente lamentável! Uma pena...
    Tiago

    ResponderExcluir