sexta-feira, maio 18, 2012

Em Buenos Aires para as #Vibaníadas2012

E não é que em 2012 já é a segunda vez que vamos a Buenos Aires?
A primeira, rapidinha, foi em janeiro. Fomos ver uma exposição linda com fotos e fatos da vida de Mercedes Sosa. 
Já a segunda viagem, no final de abril/início de maio, foi um pouco mais longa. Programada desde setembro de 2011, com um objetivo: participar de mais uma conVnVenção do pessoal que segue e interage com o site Viaje na Viagem, comandado pelo Ricardo Freire.
Ano passado o encontro foi em Nova York. E agora Buenos Aires.
Um grupo de "vibanas" (Viciados-em-Buenos-Aires-não-Anônimos - termo cunhado por uma das frequentadoras do Viaje na Viagem, a Mo Gribel), preparou o roteiro e o "comandante" lançou o slogan: "Vibaníadas 2012".
Olha só a agenda:

#SEXTA 27 ABRIL --->20H30 FUUDIS ---> SAN TELMO
#SABADO 28 ABRIL ---> DAS 15 AS 17H PARQUE ---> ROSEDAL
#SABADO 28 ABRIL---> JANTAR
#DOMINGO 29 ABRIL ---> 10H30 Mafalda> Chile c/ Defensa ---> PRAÇA DORREGO > San Telmo
#DOMINGO 29 ABRIL---> de 20H as 23H GLORIETA --> Barrancas de Belgrano
#SEGUNDA 30 ABRIL ---> 10H TOUR GUIADO NO TEATRO COLÓN --->Tucumán 1171 > Microcentro
#SEGUNDA 30 ABRIL 11H30 CAMINHADA PELA RECOLETA
#SEGUNDA 30 ABRIL 21H JANTAR DE ENCERRAMENTO


Baita programação, né gente? E tudo veio detalhadinho num e-mail, com previsão do tempo, preço de táxi, dicas, mapas, links. Uma belezura o trabalho das VnVenetes/hostesses Sylvia, Majô, Marcie, Silvia e Carla.
E somem-se a essa intensa programação, os encontros casuais aqui e acolá, já que a maioria do pessoal estava hospedada no mesmo bairro: Palermo Soho. Foram dias movimentados e divertidos.
Em vez de contar sozinha como foi cada programação, vou dar a palavra aos que contaram,  fotografaram, filmaram tudo o que rolou por lá.

FUUDIS
Com a palavra Mari Campos e com a câmera uma das organizadoras do tour, que disponibilizou as fotos oficiais do evento num álbum  acessível só pra quem tem um perfil no Facebook... mas quem não tem? 

ROSEDAL
O encontro no parque não rolou. Choveu. Mas a Silvia e a Carla, hostesses desse dia, já tinham uma carta na manga: em caso de mau tempo nos encontraríamos no Café do Malba. Fomos ao Malba. Café lotado. Depois das milhares de fotos do grupo - era o primeiro encontro geral - fomos tomar café e sorvete no Paseo Alcorta, um shopping pertinho dali.
Mas antes, a Majozinha distribuiu os pins do encontro, um oferecimento do Edu Luz, que infelizmente não estava por lá dessa vez.
Até Charlotte ganhou o seu:

JANTAR
Para essa noite, cada um fez sua reserva em restaurantes sugeridos pela Sylvia. Nós fomos ao Crizia e comemos bem por lá.
A Luciana conta aqui sobre o Crizia e outras descobertas gastronômicas imperdíveis.

PRAÇA DORREGO - FEIRA DE SANTELMO
Rolou, sim. Mas nós não fomos.
Dissidentes, nos juntamos ao Riq e ao Nick e rumamos os quatro para a Feira de Mataderos.
Adoramos!
Com a palavra, o próprio Riq Freire, auxiliado pelas cenas registradas pela Ana.

GLORIETA - BARRANCAS DE BELGRANO
Programa dos mais divertidos. O povo na rua, ops... na glorieta, dançando milonga.
Mais uma vez passo a palavra ao comandante!
E a câmera ficou a cargo da Majô.
Depois da farra, fomos jantar no Sucre. Companhia, comida e bebida muito boas, pena que o exaustor da casa não estava funcionando e saímos de lá com cheiro de churrasco.

TEATRO COLÓN - VISITA GUIADA
Mais um programa imperdível. Eu que não conhecia o teatro adorei. E tivemos a sorte de pegar uma guia mara... O Riq conta como foi a visita.

CAMINHADA PELA RECOLETA
Essa nós pulamos. Enquanto o povo caminhava - e curtia - pelas ruas da Recoleta, Ana e eu demos uma fugidinha até a Calle Florida em busca da Maybe, uma loja que faz casacos de couro sob medida e em pouquíssimo tempo. Dica mais que preciosa da  Marcie.
E terminamos a manhã almoçando super-bem no El Mirasol de la Recova a conselho da amiga Sueli.

JANTAR DE ENCERRAMENTO
Não foi bem um jantar - na verdade, jantamos antes de ir... - no que fizemos muito bem. A massa do La Baita, na companhia da família Pellicano e do casal Betenson, nos deixou preparadas para o que veio a seguir...
O encontro era num bar em Palermo Hollywood, o Acabar. Lugar interessante, mas com serviço confuso. Também, quem não se atrapalha quando chega um grupo de mais de 30 pessoas querendo comer, beber e pagar separado? 
Nosso grupo criou um certo tumulto no bar, mas tudo foi resolvido quando nos propuseram ficar num ambiente separado. Ali não chegava o wi fi, nem o garçon... Quando tudo parecia perdido, o Nick descolou logo uma brincadeira coletiva das mais antigas, mas que fez sucesso: ficamos até tarde da noite brincando de mímica. Uma delícia! O tema era nome de filmes e o Oscar foi para o Paulinho com seu en-cu-ralado. Dá pra imaginar a mímica? 

No dia seguinte, muita gente já tinha ido embora. Os remanescentes se encontraram numa esquina de Palermo pra decidir onde almoçar. Acabamos indo ao Mott, onde também assustamos um pouco o pessoal, mas comemos bem e nos divertimos muito.

Fora os programas coletivos - programados e casuais - Ana e eu fizemos umas e outras coisinha: fomos duas vezes ao queridíssimo Café Tortoni. Revisitamos o Bar 6 e o El Sanjuanino. E descobrimos o El Preferido de Palermo, a conselho do amigo Gil.
Para a extravagância da viagem, escolhemos tomar um chá no Alvear Palace Hotel, com todas as pompas e circunstâncias. Foi a nossa primeira vez lá. Gostamos e queremos voltar, mas com algumas mudanças no cardápio. 

Como é de se imaginar, o pessoal caprichou nos posts e fotos sobre a viagem. Deixo aqui alguns links que pesquei nas mensagens do Twitter e Facebook:

POSTS
Por Lu Betenson:
Buenos Aires: apontamentos de uma turista de quarta viagem
Palermo Soho, a Vila Madalena de Buenos Aires

Por Mari Campos:
Buenos Aires: o "dame dos" já não é mais o mesmo
Buenos Aires: os cafés que eu mais curti dessa vez
Flashes porteños
A velha e boa Buenos Aires

Por Silvia Oliveira
Cinco milongas em Buenos Aires: escolha a sua
Brunch do Hotel Fierro

Por Lu Malheiros:
Hotel em Buenos Aires - Boho Rooms

Por Carla Portilho:
Vibaníadas 2012: minha breve participação

Por João Batista Andrade:
Fotograma - Buenos Aires Parte 1
Fotograma - Buenos Aires Parte 2
Fotograma - Buenos Aires Parte 3

FOTOS, MUITAS FOTOS
A Adriane e a Majô postaram suas fotos no Facebook. Pra quem tá lá, é só clicar no nome delas aí em cima e se divertir.

Ana, Arthur e eu fizemos álbuns públicos no Google, vai lá!

Será que é só isso? Certeza que não! Quem tiver mais coisa pra mostrar, diga que eu linko.
***
Atualizado em 25/07/2012