quinta-feira, maio 19, 2016

Templo do Céu

Quem acompanha esse blog ou me segue nas redes sociais, sabe que estive sassaricando pela China no mês passado, durante duas semanas, com Ana e mais duas amigas: Vilma e Rose.

Em postagens quase ao vivo, contei como foi a viagem entre a Espanha e a China e como foi a nossa estreia na capital do norte, mais conhecida como Beijing.

Pra quem não leu, resumo assim: viajamos com a agência Sinorama que nos enviou tickets aéreos da Finnair. Saímos de Madri numa terça-feira às 10h20 da manhã e voamos 4 horas até Helsinque. Depois de uma conexão de algumas horas, continuamos a jornada por mais 8 horas, ultrapassamos 6 fusos horários e chegamos a Beijing às 7 da manhã do dia seguinte. Conforme rezava nosso itinerário, fomos direto para a primeira atração do programa: o Templo do Céu. Para tanto, deixamos nossas malas aos cuidados de um auxiliar do guia e embarcamos num ônibus velho e apertado para vencer os mais de 30km que separam o aeroporto do templo.

O trânsito em Beijing é dos mais caóticos que eu já vi. Perdem-se nele preciosas horas de turistagem. E, depois de ver prédios cinzas e arvorezinhas em tons de vermelho e rosa, num desfile infinito, chegamos finalmente ao Templo do Céu!

O templo é rodeado de jardins, onde, já àquela hora, havia multidões de chineses, todos participando das mais variadas atividades, uma verdadeira festa.

Andamos por ali entre jogadores de peteca com os pés, ginastas, criadores de pássaros, jogadores de dominó e de outros tipos de jogos, carrinhos de criança, velhinhos...

Tinha música também!

Tocada, numa espécie de violino chinês cujo nome é erhu, segundo meu informante para assuntos aleatórios, o  Danton.

E cantada:

Os jogadores de peteca, sentindo-se observados, faziam seus malabarismos:

E, no final de tudo, ainda fomos brindados com uma apresentação de dança feita por chineses muçulmanos, segundo informação do guia.

(As cenas que você acaba de ver foram filmadas pela Ana, nossa assessora para assuntos de vídeos y otras cositas más.)

Em meio a todo esse movimento, o templo!

Aos turistas só é dado ver os prédios por fora e xeretar seu interior através de portas e janelas.

Era nossa primeira visita e ficamos encantadas com edifícios, telhados, tetos, portas e cenários interiores entrevistos. Tudo era novidade para os nossos olhos. Esquecemos até o cansaço.

Fotos: Ana Oliveira

Foi só depois de todas essas emoções que chegamos ao Xiyuan Hotel, que era lindo, chique e ficava numa daquelas avenidonas cheias de trânsito e bem longe do centro de Beijing.

Tivemos a tarde e a noite livres. E as nossas aventuras de marinheiras de primeira viagem foram contadas nesse relato aqui, que eu já citei no começo desse post.

Mais algumas fotos desse dia estão nesse álbum aí abaixo. É só ir clicando na flechinha lateral pra navegar:

Beijing

1. Uau! Não me recuperei ainda da surpresa com "chinês muçulmano". Fiquei curiosa para saber mais sobre a viagem.
    Abraço, Helê
    PS: Vim pela Central!

1. Helê, que bom recebê-la aqui. Viva a Central!
      Pra nós também foi surpresa o "chinês muçulmano"... vivendo e aprendendo.
      A viagem já está quase inteira aqui no blog. Procure pela tag China. Tá tudo aí.
      Abraço e volte sempre.

2. Também vim, como a Helê do Duas Fridas, pela Central. E adorei saber do chinês muçulmano.... adoro viajar pelos olhos dos outros. Virei outras vezes! :)
    Renata

1. Venha, sim, Renata. Há sempre uma viagenzinha por aqui.
      Obrigada!

3. Sylvio de Almeida
    A vista das fotos, decididamente, conheci o Templo do Céu, errado, em 1987.
    Valeu o conhecimento.

1. Será? O lugar é famoso. Você deve ter ido lá, sim.

4. Tentando reproduzir o comentário de ontem : Gostei muito do blog, mas tive uma dúvida: quem é essa tal de Ana de Oliveira, que produz essas fotos maravilhosas ? Linda também, a história do poeta que escreve poemas etéreos com o pincel molhado n'água.

1. Qualquer dia eu te apresento pra fotógrafa exclusiva do "De uns tempos pra cá".